SOBRE

Associação Comunitária CSA Brasil

CSA é um caminho que proporciona mais sustentabilidade

De que forma se pode nos dias atuais, apesar de uma economia globalizada, manter-se uma agricultura familiar e diversificada, uma agricultura que cultiva alimentos frescos e saudáveis e ao mesmo tempo protege e cuida da natureza e da cultura de suas paisagens?

O conceito de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (Community Supported Agriculture) denominada CSA, nos apresenta uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de cultivares orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem cultiva e quem se alimenta.

CSA é um impulso social de um trabalho conjunto entre agricultores de alimentos orgânicos, agroecológicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual do organismo agrícola (do sítio, chácara, fazenda, lote urbano agricultável, etc). Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos cultivados pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais. Desta forma o agricultor sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre ao cultivo. E os consumidores recebem alimentos de qualidade, sabendo quem os cultiva e onde são cultivados. Os comumente chamados consumidores, por assumirem esse papel de corresponsabilidade, passam a ser conhecidos numa CSA como Co agricultores, ou seja, tornam-se parceiros dos agricultores, numa relação de apreço.

CSA, uma Comunidade que Sustenta a Agricultura oferece uma nova forma de economia em uma atuação conjunta com agricultores ativos e agricultores passivos (Co agricultores), para o cultivo de alimentos. Uma nova forma que oferece vantagens para a terra, plantas, animais e o ser humano. Nos últimos anos o conceito da CSA despertou grande interesse nos âmbitos de desenvolvimento regional, alimento e agricultura orgânica. Em 2011 no Fórum Mundial de Porto Alegre, o conceito da CSA foi apresentado como um dos favoritos com grande potencial de futuro.

A CSA BRASIL começou o seu trabalho no ano de 2011 com a meta de proteger as pequenas estruturas agrícolas através da formação de sítios da CSA em diferentes localidades. E para contribuir de forma efetiva com a melhora da situação alimentar de crianças e adultos. No Brasil existem hoje projetos em vários Estados.

Associação Comunitária CSA Brasil

CSA BRASIL é uma organização sem fins lucrativos que surgiu com dois objetivos centrais:

– Fomentar a criação de CSA (Comunidades que Sustentam a Agricultura), projetos agrícolas baseados na comunidade, nos quais os agricultores ativos e agricultores passivos podem se orientar para garantir um futuro a empreendimentos da agricultura familiar.

– Criar um vínculo vivo entre as diversas CSA do Brasil em forma de rede.

Ao contrário de uma monocultura, buscamos desenvolver uma diversidade na agricultura que atuará fortemente na construção de uma nova forma de relacionamento a partir da agricultura, fundamento de toda a cultura.

A  CSA BRASIL faz parte da rede Urgenci internacional – rede mundial de CSA.

Reproduzir vídeo

Quem somos

Daniel Pestana Mota

diretor Presidente

Advogado. Mestre em Ciências Sociais, licenciado em Pedagogia e Especializado (lato sensu) em Gestão Escolar. Assessor Juridico de diversas associações desde 1998. Membro da RET – Rede Estudos do Trabalho e fundador da ADESAT – Associação para a Defesa da Saúde e do Trabalho.

Valéria Paschoal

Diretora Tesoureira

Nutricionista. Mestre em Nutrição e Pediatria. Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional. Coordenadora da Pós Graduação em Nutrição Funcional da Faculdade de Medicina da Santa Casa de SP. Integrante do movimento Slow Food Brasil. Coordenadora técnica do projeto de Segurança Alimentar e Nutricional do Bahia Produtiva. Membro e Cofundadora do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Nutricionista membro do Conselho Deliberativo do IABS Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Valter França

Diretor Secretário

Permacultor e designer de ecovilas formado pelo IPEC (GO) e IPEP (RS), bioconstrutor formado pelo Earth Institute (Auroville, Índia) e Akapacha Chascomus (Argentina), meliponicultor e agricultor biodinâmico formado pela ABD (Associação Biodinâmica). Gestor da CSA em Pernambuco.