Impressões do curso: Economia de Suporte Comunitário

Curso inspirador: desperta reflexões, integração global e ação para um mundo mais justo e sustentável.

Para além da busca por conhecimento e extrapolando todas as minhas expectativas, o curso ECONOMIA DE SUPORTE COMUNITÁRIO traz Luz ao caminhar.

Sua proposta pedagógica é um despertar coletivo e também individual frente aos assuntos mais diversos e relevantes que compõe nossa vida como seres humanos, usando para esse fim uma metodologia marcante a começar pelo brilhante corpo docente capacitado a conduzir cada encontro de forma instigante com conteúdo profundo, embasado e sobretudo transparente em seus temas.

Provocando em cada encontro reflexões acerca das dinâmicas, padrões e escolhas tanto íntimas como em ambiente corporativo, até cenários mais abrangentes do homem anímico e suas diversas tendências físicas, materiais, mentais e espirituais.

O curso integra pessoas de localidades geográficas distintas e assim enriquece cada um dos participantes com uma oferta de possibilidades para aprender diferentes maneiras de contribuição positiva a um mundo mais justo e inclusivo, através do aporte das ricas experiências de um grupo eclético, atuante em ativismos e em assuntos inerentes ao desenvolvimento do ser humano, atravessando barreiras físicas e temporais pelo uso de ferramenta digital.

Já no primeiro encontro um impacto existencial: relembrar a história do Brasil sob o olhar daqueles que estão na lida, na labuta, nas camadas mais produtoras de trabalho, descortinando a realidade exploratória de nossos recursos naturais e também das relações humanas opressoras e desclassificatórias, um tanto impregnada em nosso país, foi extremamente desafiador!

Esse despertar nos chamou para tomada de atitudes, sejam elas, no ambiente corporativo, familiar, nas mais diversas formas de interação e integração levando em conta o divisor de águas que inunda o mundo e permite acesso “ilimitado” de informações, através das plataformas digitais.

Passamos para o segundo encontro ainda mais marcante que desvela o pesar de estatísticas, números e afins em um mergulho profundo no binômio (trabalho x recursos humanos), que claramente demonstrou a urgência vital a rever essa relação, o custo das exigências cada vez mais intangíveis, inalcançáveis de metas de mercado e capital.

Partimos para uma profunda provocação, um realinhamento de dois pontos fundamentais para aqueles que buscam harmonizar-se com o todo, com sua essência e com firmeza e segurança reprogramar a rota a partir das questões sobre a utilização de nosso tempo, o que é perene, fecundo e frutificante nessa passagem do homem pela terra.

Tão importantes quanto as primeiras atividades, tivemos contato com premissas organizacionais que permitiu aos participantes aprendizagem em foco, a lembrança do quão importante é o encontro de pessoas para abordagem de assunto de toda natureza, se bem intencionada e organizada pode trazer ideias e soluções brilhantes a todos.

Coletivamente sou co agricultora de uma CSA e percebi a validação desse curso como ponte para outros desafios pessoais e coletivos em busca de “ curativos” para nosso planeta, nossa mãe terra, nosso íntimo que está entrelaçado a tudo e a todos.

O curso nos coloca numa perspectiva de ação ilimitada, nos apresenta o mundo histórico, como foi, como está e como pode ficar permitindo assim o despertar de nossas potencialidades no trato com a vida da terra e de todos os seres que nela habitam.

Temporalmente o curso terminou mas as sementes plantadas com tanto primor e respeito, reverberarão em meu ser com profundo sentimento de gratidão pela oportunidade da participação, pelo acolhimento e respeito sendo esses pontos altos de todos os encontros.

Agradecida,
Shirley Nardelli Francisco

Compartilhe:

Mais postagens da CSA Brasil