Agricultor

A vida é feita de escolhas, e destas escolhas existem os erros e acertos. Minha vida como produtor rural é fruto destas escolhas. Nascido e criado na cidade, com uma carreira bem estruturada, junto com minha família, decidimos mudar nosso estilo de vida, passando a viver em um sítio com o propósito de tentar construir algo que no futuro, quando olhássemos para trás, tivesse uma história para contar.

Antes mesmo de começar a produzir, estudei bastante sobre agricultura orgânica e agroecologia, me encantei não só por todo o romantismo característico deste tipo de produção, mas por ser um grande desafio produzir de forma limpa e sustentável.

Ser um agricultor é uma das escolhas das mais nobres que alguém pode fazer e traz consigo muita responsabilidade, que muda de acordo com o grau de consiência de cada produtor, digo, quanto mais um agricultor consegue ver o que acontece ao seu redor, maior é o seu compromisso com a produção, com os consumidores, com o solo e o meio ambiente.

A sociedade urbana está mudando. Os mesmos que vão as ruas protestar por mudanças na política, estão tendo de aprender a economizar água, reciclar o lixo e compreender o significado de sustentabilidade. Com todo este aprendizado, os olhos dos consumidores também estão voltados ao meio rural, isso faz com que, quem produz, tenha de se adequar rapidamente as novas exigências de produção.

Quem produz orgânico está um passo a frente, mas somente um passo, dos novos anseios da sociedade por um alimento orgânico. Para darmos mais passos, nossa meta deve ir além de produzir alimentos de forma limpa, devemos buscar produzir com sustentabilidade. Em um futuro não muito distante, o produtor orgânico precisará aprender a irrigar usando 100% a água da chuva, plantar sobre a palhada, inserir árvores nas áreas de plantios e maximizar a biodiversidade.

Para alguns, estes requisitos técnicos de sustentabilidade já são realidade, enquanto para outros, uma meta longe de ser alcançada. Mas o que não podemos é ficarmos trabalhando da porteira pra dentro, sem prestar atenção ao que acontece do lado de fora.

Comecei o texto falando sobre minhas escolhas e todos os dias as faço, estas escolhas sempre me desafiam em como fazer com sustentabilidade.

Fica aí um convite a você que também é agricultor, a fazer escolhas que te desafiem, mesmo não sendo fáceis, mas que te coloque no caminho de uma agricultura sustentável e permanente.

Por:
Alexandre Antunes Batista
CSA Minha Vida no Campo / Presidente Prudente – SP

Compartilhe:

Mais postagens da CSA Brasil