Vivência em São Carlos

No mês de setembro (2015) tive a oportunidade de vivenciar um final de semana no Sítio Centenário, que tem o apoio da CSA na cidade de São Carlos. Propriedade dos produtores Dina e seu pai, conhecido por Vô, onde cultivam uma área de 1 hectare de hortaliças orgânicas, certificadas por OCS.

A CSA São Carlos teve sua assembleia de fundação na segunda metade de 2013, em parceria com a ONG Veracidade, que trabalha com educação social e permacultura urbana naquela região.

A agricultura biodinâmica vem sendo desenvolvida no Sítio Centenário, com apoio do agroecólogo  Ariel Molina, desde janeiro de 2015, quando ocorreram as primeiras explicações sobre o manejo e também introdução do calendário astronômico agrícola, a fim de nortear   as atividades de semeadura, manejo e colheita das hortaliças produzidas por Dina e sua família

No sábado, aconteceria, também, mais uma reunião mensal com os bolsistas coprodutores, que trabalham quatro horas semanais em troca da isenção do pagamento prévio da produção no sítio.
Estávamos em uma equipe multidisciplinar, que comigo (nutricionista) era composta por Ariel, Marina do Val (zootecnista) e Fernando Soriano (engenheiro agrônomo), tinha como objetivo acompanhar as atividades na unidade de produção de alimentos, conhecer a realidade dos agricultores, vivenciar junto com um grupo de coprodutores que desenvolviam diversas atividades no mesmo dia.

Ainda agitada com todo o ritmo da cidade de São Paulo, onde trabalho, senti, no sítio,  toda a energia de uma terra próspera, em um dia lindo azul,  sem uma nuvem no céu. Percebi o quanto realmente é importante esta aproximação entre profissionais da minha área e os produtores do alimento organico. Ao estar nessa realidade é que se vive intensamente, todo o processo de aprendizagem e ensino da produção de alimentos orgânicos/biodinâmicos, ao mesmo tempo, em que se percebe o respeito e dedicação que se deve ter para com a terra e com o alimento que indicamos e consumimos.

A princípio, minha busca estava na identificação de possíveis necessidades que os produtores e coprodutores poderiam ter em relação às necessidades de assuntos relacionados à nutrição.

Depois de muitas conversas com a Tina pude identificar uma grande necessidade de apoio em relação ao auxilio no planejamento de plantio, para que este também seja feito de acordo com o equilíbrio alimentar. Outra forma de contribuição seria no esclarecimento sobre o incentivo aos coprodutores na diversidade alimentar, ou seja, no consumo de alimentos que as pessoas não estão habituadas, mas que são riquíssimos em nutrientes e vida.

Fiquei muito feliz e satisfeita, pois senti que a minha contribuição poderia ser ainda maior do que eu imaginava. Afinal alimento é vida e atualmente as pessoas se distanciaram da terra, do verdadeiro valor do alimento. Assim, a interação com os produtores  pode ampliar o olhar sobre o processo produtivo e auxiliar as relações que envolvem o ”se alimentar” , além de otimizar as assimilações nutricionais que envolvem todo o organismo vivo (terra, homem, biodiversidade).

 

Por:  Mariana Passos Bechelli
Nutricionista / CSA Brasil

Compartilhe:

Mais postagens da CSA Brasil