1° Formação em CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) do Vale do Paraíba SP

Uma Escultura Social: chamando o Artista dentro de cada um!

O curso aconteceu do dia 21 ao dia 24 de abril, no Sítio Ecológico, dentro do Assentamento Nova Esperança 1 em São José dos Campos. O evento foi a materialização de todo um movimento de CSA no Vale do Paraíba! Um trabalho intenso entre Agricultores, Co- Agricultores e interessados, foi fiado com várias mãos um tecido social que propiciou um trabalho organizado de forma totalmente colaborativa e voluntária.  A organização do espaço, hospedagem, Alimentação, divulgação, material, contribuições financeiras, doações, limpeza…. e todo o necessário para o curso acontecer. Foram aproximadamente 40 pessoas: Agricultores, Co- Agricultores e interessados em conhecer ou começar novas CSA. Um curso colaborativo, construído por várias mãos, uma escultura social semeando a cultura do apreço.  O primeiro curso da CSA dentro de um assentamento da reforma agrária!!!

Tendo os princípios que norteiam uma Comunidade que Sustenta a Agricultura como pilar, trabalhamos nos fundamentos e dia a dia destas comunidades.    Atividades artísticas, visitas às hortas, conversa com os Agricultores enriqueceram junto com a presença da Valéria Paschoal e Luciana Gomes foram criando um entendimento do que é uma CSA.  Valéria, nutricionista que nos acompanha há muito tempo e Luciana que trouxe como planejar o cultivo para uma CSA. Vale destacar a preciosa contribuição d@s Agricultor@s de CSA do Assentamento: Waldir (CSA Sítio Ecológico), Altamir e Taís (CSA Guajuvira) e Luciano (CSA Sítio Ecológico).

Os diversos encontros conversas e trocas de experiência foram um aspecto fundamental nesta construção, formando uma conexão amorosa e calorosa em direção ao futuro!

Uma profunda gratidão a todos que possibilitaram este encontro e que sigamos em nossas intenções de um mundo mais justo e fraterno!

Que bom a retomada dos cursos presenciais. Que venham outros mais.  Em breve divulgaremos em nosso site e mídias sociais.

Compartilhe:

Mais postagens da CSA Brasil